Top

Helmut Lang: pilares de roupa

RG mostra a exposição do ex-estilista, cheia de desapego fashion

Eis, enfim, a primeira imagem da nova exposição de Helmut Lang, que abriu nesta sexta-feira (22.07). O designer aposentado (ele está desde 2005 longe das agulhas) decidiu praticar seu desapego fashion numa nova mostra, a Make it Hard, instalada no Fireplace Project, nos Hamptons, em Nova York. A expo consiste em 20 pilares/escultura, feitos de casacos, calças, vestidos, camisas e outras peças do acervo-desejo do ex-estilista.

Em entrevista ao NY Times, Helmut contou sobre o processo de concepção da sua obra: “Em 2009, doei um largo volume das minhas criações aos mais contemporâneos colecionadores de arte. Depois, um incêndio em um estúdio em NY destruiu outra parte do meu acervo. Passei meses vendo o estado do que havia sobrado”, começou o designer. “Fiquei ligeiramente intrigado com a ideia de me destruir e usar este material cru em minha arte. Fora que achei melhor poupar o tempo futuro que certamente passaria lidando com o passado”, concluiu, para desespero dos saudosistas da moda do cara.

Fato é que Helmut Lang é um artista moderno que vai direto ao ponto: “Make It Hard é exatamente o que você pensa que é. Literalmente, a transição da forma suave para a sólida. Mas você está certo se acha que também há uma referência sexual implícita”, conclui. As obras, enormes, serão exibidas de 22 de julho até 8 de agosto, na galeria The Fireplace Project. Se estiver por lá, é o típico programa imperdível.

Mais de Cultura