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Pôsteres africanos de blockbusters: tão ruins que são ótimos

A experiência passada por um filme começa antes mesmo de assisti-lo. Um nome cativante, um trailer curioso e um pôster bem produzido fazem parte de um grande pacote artístico.

Entre as décadas de 1980 e 1990, artistas africanos eram contratados pra produzirem imagens que vendessem a ideia de que um filme feito em Hollywood era muito bom, independente do roteiro.

A maioria desses posteres eram pintados a mão e produzidos em Gana. O curioso é que nem sempre os criadores haviam visto os filmes. O objetivo era fazer com que as imagens vendessem ingressos, então se a história era sangrenta, o poster tinha que ser mais ainda.

O colecionador de arte Ernie Wolfe descobriu essas pinturas durante uma viagem à Africa em 1990. “Esses pôsteres atraem as pessoas porque incitam uma comparação entre o que você sabe de um filme e como o pintor o imaginou. E eles também são uma arte muito boa”, contou em entrevista à revista The Atlantic.

Durante os anos 70 e 80, leis restritivas da ditadura militar em Gana impediam a importação de impressoras industriais, o que impulsionou o trabalho dos artistas ganense. Hoje em dia, esses posteres se tornaram raros artigos vintages e são vendidos por até 15 mil dólares.

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