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A memória do design

Exposição resgata memória do design brasileiro através de cartazes de bondes e rótulos de cachaça

Lá nos idos de 1928 nascia o Atelier Mirga. Criado e dirigido por Henrique Mirgalowski, era um embrião de uma agência de publicidade. Dali, saíram mais de oito mil anúncios veiculados nos bondes e ônibus de São Paulo, até meados de 1970. Pequena parte (300) dessa produção será exibida em Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes de bonde, em cartaz a partir de 10 de fevereiro no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Curada por Norberto Gaudêncio Junior, a exposição revela os primórdios da arte gráfica brasileira, as influências da cartazística norte-americana, francesa e soviética e o nascimento de um traço e um jeito muito brasileiro de vender o peixe. No mínimo curioso.

Ao lado dos anúncios para os “bonds”, o Tomie Ohtake apresenta Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça, mostra de cerca de 400 rótulos de caninha e pedras litográficas das coleções do designer gráfico e pesquisador carioca Egeu Laus e da Fundação Joaquim Nabuco,  centro de estudos sociais do nordeste brasileiro. Um estudo sociológico através dos rótulos do mais popular alucinógeno tupi.

Ambas as mostras fazem parte do ciclo Anônimos e Artistas, pensado pelo Instituto para revisitar a origem de uma identidade no design brasileiro.

Anônimos e Artistas
Exposições: Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes de bonde/ Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça
Abertura: 09 de fevereiro de 2011, às 20h (para convidados)
Até 10 de abril de 2011, terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros, SP
Fone: 11.2245-1900

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