Top

Festival de Veneza começa nesta quarta (02), com três brasileiros na competição paralela

O 72º Festival Internacional de Cinema de Veneza começa nesta quarta (2.09) e vai até o dia 12 de setembro. Organizado pela Bienal de Veneza e dirigido por Alberto Barbera, o evento terá novas obras de importantes diretores como Martin Scorsese, um red carpet cheio de estrelas (Eddie Redmayne, Johnny Depp, Jake Gyllenhaal, Kristen Stewart, só para citar algumas) e, sim, participação brasileira. Embora não estejam na competição oficial, três produções dos cineastas Gabriel Mascaro, Marja Calafange, Aly Muritiba e Anita Rocha da Silveira representam o Brasil no festival.

Leia mais: Jennifer Hudson está cotada para viver Aretha Franklin no cinema

Os brasileiros estão no line up da ‘Orizzonti’ (‘Horizontes’), uma competição internacional paralela dedicada a filmes que representam novas tendências audiovisuais. Mascaro e Anita respondem por dois longas, “Boi neon” e “Mate-me por favor”, respectivamente. Marja e Muritiba levam o curta Tarântula (dê o play acima para ver o teaser!).

Tarântula, que também vai a Brasília, é uma das principais produções brasileiras na categoria de curta-metragem em 2015 – justamente pelo reconhecimento dos festivais. Inédito, o terror psicológico terá sua estreia em Veneza. O filme foi produzido no Paraná, com direção do baiano Aly Muritiba e da pernambucana Marja.

Juliano Cazarré é o vaqueiro costureiro de Boi Neon, longa de Mascaro, que se passa no circuito de Vaquejadas de Pernambuco. Apesar de viver no caminhão que transporta os bois para os torneios, a personagem sonha mesmo com lantejoulas, tecidos requintados e croquis – que parece cada vez mais próximo, graças ao desenvolvimento têxtil na região. O longa, que tem ainda Maeve Jinkings (O som ao redor) e Vinicius de Oliveira (Central do Brasil) no elenvo, também foi selecionado para o Festival de Toronto.

De acordo com Anita, diretora de “Mate-me por favor”, a trama mescla mistério, drama, fantasia e humor. O filme se passa na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O pano de fundo é uma série de assassinatos que irá despertar a imaginação e os anseios da juventude da região. A ideia é mostrar um pouco do que é ser jovem em 2014.

A programação do Festival de Cinema de Veneza começa às 19h da cidade italiana (por volta de meia-noite e meia no Brasil). RG vai mostrar tudo por aqui, continue acompanhando!

#ficadica
Quinze longas da programação de Veneza (incluindo “Boi neon” e “Mate-me por favor”) podem ser vistos em uma espécie de ‘cinema virtual’ do fetival, no site Festival Scope. Apenas 400 pessoas poderão ver às produções, pagando 4 euros cada ou 10 para um pacote de 10 filmes. É possível pagar com cartão de crédito ou PayPal. Você terá direito a assistir ao filme apenas uma vez em um prazo de 15 dias.

Mais de Cultura