Top

Rogério Fasano estréia como fotógrafo com expo de inauguração da Pequena Galeria 18

Por Carol De Barba

Amigo do restaurateur Rogério Fasano há muitos anos, o publicitário Mário Cohen estava acostumado às conversas por e-mail, vide os horários incompatíveis de ambos. Foi graças a eles que o curador e dono da Pequena Galeria 18 descobriu o talento do amigo. “Percebi que ali tinha ouro”, conta, referindo-se às fotografias que o motivaram a reunir as obras de Fasano na exposição “Noite”. A mostra marca a inauguração da filial paulistana da galeria carioca. A abertura para convidados acontece na noite desta terça (18.08), às 19h.

Leia mais: Rogerio Fasano expõe série fotográfica “Noite”, em SP

Apesar da experiência com a estreia de dezenas restaurantes, Fasano se mostrou ansioso com o ‘debut’ artístico, horas antes do evento, em conversa com RG. O que ele sentiu ao ver suas 32 fotografias alinhadas? “Ah, eu me senti muito emocionado. Honrado. Dá um frio na barriga”, resume. “A fotografia é um hábito que eu sempre tive. Ainda mais agora, que todo mundo tem uma máquina na mão”, diz, referindo-se à sua câmera, que nada mais é do que o próprio celular.

Segundo Cohen, a ferramenta é irrelevante. O diferencial, aqui, é a perspectiva singular do artista. As imagens de Fasano tem um foco muito definido e próximo do objeto fotografado. Essa perspectiva torna a relação do espectador com a obra muito intimista, embora a ausência de pessoas (há silhuetas humanas em apenas duas) acabe por transmitir uma certa solidão. “É um olhar muito do mundo dele. As pessoas vão para a noite se divertir, ele vai para trabalhar”, explica o curado.

Quem assina o prefácio da exposição é o designer francês Philippe Starck, para quem o olhar do fotógrafo/amigo “não deixa escapar a beleza da inteligência”. Imperdível!

A Pequena Galeria 18 fica na Rua Joaquim Antunes, 187. As 32 imagens, em tiragens de cinco, também estão à venda. Cada obra custa R$ 5 mil.

Mais de Cultura