Top

Homens ainda dominam as posições mais altas da indústria moda, aponta relatório

Apesar da indústria da moda ser normalmente associada a mulheres, um novo relatório mostra que elas não estão nas posições executivas mais altas do mercado.

The Glass Runway, um estudo criado pelo CFDA em parceria com a edição americana da revista Glamour, teve como motivação entender o gap de gêneros na moda para tentar solucionar a questão.  O resultado do relatório é impressionante – pelo lado negativo.

Enquanto a moda é consumida e financiada em sua maior parte por mulheres, infelizmente e mesmo sendo elas quem mais procuram graduações na área – 85% dos estudantes do New York’s Fashion Institute of Technology são mulheres, por exemplo -, o mercado não reflete isso.

O relatório indica que as mulheres, por diversos fatores, sentem falta de confiança na hora de evoluir dentro da carreira no segmento. Das 535 profissionais entrevistadas, 100% admitiu que tem dificuldade em pedir por uma promoção, enquanto apenas 27% diz já ter recebido conselhos de carreira de seus superiores.

Muitas também desistem da ideia de chegar a cargos altos após terem filhos – 30% respondeu que acredita que maternidade diminuiria o ritmo de crescimento da carreira.

Apesar de, recententemente, haver um boom no movimento de mulheres como diretoras criativas de grandes casas, como Maria Grazia Chiuri na Dior e Clare Waight Keller na Givenchy, apenas 14% das marcas são chefiadas por executivas femininas.

“A moda faz parte da indústria criativa e eu acredito que os criativos são quem tem o maior senso de humanidade”, explica Steven Kolb, CEO do CFDA no documento. “Precisamos ver como traduzir essa humanidade em oportunidades para mulheres e suas carreiras para que elas continuem a crescer e prosperar”.

Mais de Moda