Top

SPFW: relembre os grandes momentos da última temporada

Começa neste sábado (21) a 45ª edição da São Paulo Fashion Week. O evento acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque Ibirapuera, palco de grande parte dos desfiles até o dia 26, quando chega ao fim a SPFW. No domingo, o espaço fica aberto para os amantes da moda conferirem a exposição “POW! Explosão Criativa”, entre as 11h e as 16h.

Para entrar no clima, relembre os grandes momentos da última edição do evento fashion mais importante do Brasil.

Despedidas x folgas
Para algumas marcas, a edição 44 do SPFW foi um momento de despedida. Giuliana Romanno e Helô Rocha (agora à frente da Les Lis Blanc) encerraram suas atividades no evento. Além disso, Iódice, Lab, Animale, Tig, Reserva, Vitorino Campos e Sissa não estão no line-up de 2018. Nomes importantes do cenário, como Paula Raia, Vix, Triya, TwoDenim e Coven tiram uma folga dessa temporada, seguindo a dinâmica de intervalo entre uma temporada e outra. Sob a mesma lógica, Amapô, Fernanda Yamamoto, Memo, A.Niemeyer, Salinas e Reinaldo Lourenço, que ficaram de fora da última temporada, voltam às passarelas a partir deste sábado.

Diversidade
A N44 foi a edição da diversidade de modelos. Gloria Coelho colocou clientes, amigas, atrizes, cantoras e influencers para apresentar suas peças. A coleção, que brincou com o tema da série “The Crown”, foi desfilada por nomes como Aline Moraes, Isabella Fiorentino, Camila Coelho, Thereza Fitipaldi e Paola de Orleans e Bragança. Já Reinaldo Lourenço, além de inovar desfilando um moda praia inspirado nos anos 20, escolheu senhoras e senhores tatuados, mulheres plus-size, modelos com pernas biônicas e barbudos para integrar seu casting. Por sua vez, a marca do rapper Emicida, Lab, também apostou esse caminho e, além de incluir modelos plus-size, apresentou o desfile com maior diversidade racial e modelos negros da temporada passada.

Tendência
O amarelo ocre foi uma das tendências apresentadas na SPFW. A cor, que fica entre o amarelo ovo e o mostarda, apareceu em diversos desfiles, como Lilly Sarti e Iódice. Paula Hermanny, da Vix, também apostou na tonalidade, que remete ao sol e à estação desfilada, o verão, em bíquinis e saídas de praia. Já na passarela da Uma, a cor foi destaque em meio aos looks preto e branco desfilados.

Recorde
Como já é rotineiro no universo fashion, algumas modelos são chamadas para vários desfiles. Na SPFW N44, o recorde foi da top Karla Ciriaco, que dos 44 desfiles da edição, participou de 21. Em segundo lugar ficou Karolina Bretzke, que desfilou as peças de 19 marcas.

Homenagens
Algumas marcas usaram suas coleções para homenagear outros artistas. Foi o caso da Lenny Niemeyer, que se inspirou em Emma Kunz e Hilma Af Klint, consideradas bruxas no fim do século 18 e apresentavam elementos místicos em suas obras. Lenny pegou as linhas geometricas de Kunz e o enigmático da Lua de Klint para criar os designs de suas peças. Já o desfile da Apto 03 foi inspirado em Lotta de Macedo, arquiteta responsável pela criação do Parque do Flamengo e casada com a escritora Elizabeth Bishop, história que deu origem ao filme “Flores Raras”. Além disso, a Osklen desfilou estampas inspiradas no trabalho de Tarsila de Amaral e a Uma, de Raquel Davidowicz, buscou em Cy Twombly a ideia que originou seu desfile, majoritariamente preto e branco, com texto nas estampas, assim como o pintor fazia em suas obras.

Mais de Moda