Top

Em meio a mudanças sociais, Arábia Saudita estreia sua Fashion Week

Pela primeira vez na história, a Arábia Saudita tem uma semana de moda própria – e com direito a quatro dias de desfiles e participação de 13 estilistas de todo o Oriente Médio.

A Ryhad Arab Fashion Week terá sua cerimônia de abertura na noite desta terça-feira (10), no Ritz-Carlton da capital Riad. O evento será organizado pelo Arab Fashion Council, responsável pela Semana de Moda de Dubai.

Além do renomado Tony Ward, estilista ítalo-libanês que é nome frequente nas semanas de moda italianas, o evento conta a participação de Naja Saade e Asory House, grifes que têm neste evento a primeira oportunidade de apresentar seu trabalho em um evento do circuito da moda mundial. Os desfiles começam já nesta quarta-feira (11), com a programação completa disponível no site.

Ao que tudo indica, os estilistas devem mostrar diferentes facetas do estilo árabe, passando por referências religiosas, políticas e arquitetônicas. A aposta pela fashion week é tamanha que uma segunda edição já foi confirmada para ocorrer em outubro.

Um fato que simboliza a importância da Arab Fashion Week é a lista de grandes nomes da moda internacional que confirmaram presença no evento. É o caso da estilista russa Yulia Yanina, do costureiro francês Jean-Paul Gautier e da grife italiana Roberto Cavalli.

A participação brasileira no evento ficará a cargo da Maison Alexandrine, da empresária brasileira Alexandra Fructuoso, que a convite do AFC fará um desfile na noite de quarta-feira (11).

Cultura local

A semana se moda árabe acontece em um período de importantes mudanças estruturais na Arábia Saudita, especialmente no que diz respeito à posição das mulheres na sociedade. Nos últimos meses, elas receberam permissão para dirigir e frequentarem jogos de futebol.

Toda a programação da semana de moda será permitida apenas para o público feminino. A decisão foi tomada pela AFC em respeito à cultura local, que não permite a presença de ambos os gêneros em eventos deste porte sem separá-los em diferentes ambientes.

Outra regra da cultura local a ser seguida pelo conselho é a participação de modelos apenas maiores de 18 anos – em outros países, é comum ver grifes desfilando com jovens a partir de 14 anos.

Prisão de luxo

O Ritz-Carlton de Riad, hotel hiper-luxuoso que será palco da semana de moda, ficou fechado ao público até meados de fevereiro. Desde novembro de 2017, o local 492 quartos espalhados por uma área de 210 mil metros quadrados, serviu de prisão para autoridades sauditas acusadas de corrupção.

Mais de 200 pessoas, entre autoridades, executivos e 17 membros da família real saudita, ficaram presos no espaço. Parte dos detidos foram liberados mediante acordos bilionários, enquanto pelo menos 60 pessoas continuam atrás das grades em uma prisão de segurança máxima em Riad.

Em breve, o Ritz-Carlton ganha mais um hospede ilustre. Em sua viagem programada para a Arábia Saudita em maio, o presidente americano Donald Trump escolheu o hotel como base de operações.

Mais de Moda