Top

Fashion Assistants: os relatos bizarros de assistentes no mundo da Moda

Trabalhar com moda é um sonho para muitos — seja pelo glamour, pela proximidade ao mundo artístico ou pelo potencial de se expressar artisticamente. O que muita gente não sabe, entretanto, é que nos bastidores as coisas são bem menos tranquilas do que parecem.

A conta do Instagram @fashionassistants começou como uma brincadeira sobre as frustrações de trabalhar dentro da indústria fashion, com memes e piadas relacionadas ao campo. Mas a página deu uma guinada e, agora, os posts são, basicamente, depoimentos de insiders.

Claro, nem toda chefe é uma Anna Wintour (a toda poderosa da moda que inspirou a história do filme O Diabo Veste Prada), tanto em termos de eficiência quanto no tratamento às funcionárias, mas os abusos são frequentes nos relatos. Algumas histórias tratam não só de abuso verbal, mas de abuso físico e racismo: um dos depoimentos anônimos revela que uma pessoa famosa elencou duas garotas negras para um show e afirmou: “É isso. Essas são todas as negras das quais preciso”.

Em outra história, uma assistente diz que pediu licença por três dias para o funeral de um familiar, e diz que “pareceu ter pedido por um mês”. Ela continuou recebendo e-mails, e quando ela não respondia, recebia ligações e reclamações – isso, inclusive, durante o funeral!

Apesar dos depoimentos serem chocantes, não há menção a nenhuma marca ou pessoa, então não dá para considerar que os relatos sejam denúncias. Ainda assim, vale a pena seguir o fashionassistants para ter uma perspectiva de dentro da indústria, contada por pessoas que vivem o seu dia a dia.

 

Mais de Moda