Top

A moda no Oscar: os filmes lembrados pela Academia que falam do mundo fashion

Trama Fantasma é o mais novo filme de Paul Thomas Anderson a concorrer ao Oscar. O diretor, famoso por filmes como Embriagado de Amor e Vício Inerente, briga pelas estatuetas nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), Melhor Atriz Coadjuvante (Lesley Manville), Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Figurino. O filme, vale pontuar, já recebeu o prêmio BAFTA, o equivalente britânico do Oscar, por melhor figurino.

Mas afinal, do que se trata Trama Fantasma? De certa forma, sobre o mundo da moda. Na obra, que se passa nos anos 50, Daniel Day-Lewis interpreta um estilista que veste a realeza e a elite britânica. A inspiração do artista vem de mulheres transientes da sua vida. Tudo muda, entretanto, quando ele conhece a jovem Alma (Vicky Krieps), que se torna sua musa e amante.

Não é a primeira vez que o universo fashion ganha destaque na Academia. Cinderela em Paris, por exemplo, exalta o estilo de vida e a haute couture na França. Já obras mais contemporâneas, como O Diabo Veste Prada e Coco Antes de Chanel, vão além das grifes que aparecem nos títulos e contam a história de celebridades que marcaram a história da moda.

Na galeria ao lado, você entende mais sobre quais foram as obras lembradas pelo Oscar que tem relação (in)direta com o no mundo fashion!

Mais de Moda