Moda

Por Redação 15.05.2017

Tudo sobre o Fashion Tech Lab, laboratório de inovações de Miroslava Duma

Miroslava Duma, empresaria, musa fashion e dona do site “Buro 24/7”, está abrindo um novo laboratório de moda, o “Fashion Tech Lab” (FTL), que visa financiar, conectar e desenvolver tecnologias de ponta e inovações sustentáveis, transformando a indústria da moda.

Os investimentos serão focados em matérias científicas, biotecnologia, nanotecnologia e eletrônicos que podem ser vestidos, além de descobertas com fibras e tecidos de alta performance.

A ideia da criação veio após Miroslava investir em empresas de moda que tem como foco tecnologia e sustentabilidade, como a “Reformation”, “Finery” e a “RewardStyle”.

“Os Millenials e a geração Z são os que exigem sustentabilidade em cada área de suas vidas” comentou ela para o BFO.

Duma também comenta que uma das razões pelas quais ela quis criar o novo negócio, a autorreflexão sobre o que ela poderia fazer, e o que ela já estava fazendo para ajudar o mundo, a partir da indústria que ela mais ama.

Leia mais: A Vans anuncia parceria cápsula com a marca Alyx

“A indústria da moda é a segunda maior poluente do mundo. Eu fiquei chocada quando descobri e comecei a pensar o que poderíamos fazer sobre o assunto. Esse foi um impacto muito grande em mim, ainda por cima tendo 2 crianças em casa. Parei para pensar no que eu estava fazendo e me perguntei – Estou ajudando alguém? Estou fazendo alguma diferença?” complementa.

A FTL é dividida em três partes; investimento em responsabilidade social, conexão de tecnologia com a indústria da moda e um laboratório experimental que cria, desenvolve e aplica tecnologia em produtos ou vestimentas inovadores com um design moderno.

Um de seus empreendimentos agora é uma start-up baseada em São Francisco que explora o crescimento de couro em laboratório. Mês passado a “Orange Fiber” criou uma coleção capsula em parceria com a Maison Salvatore Ferragamo, feita com a fibra da laranja, a qual não tem pesticida ou produtos químicos, então além de os restos não serem descartados, ainda são reciclados para a fabricação de tecidos.

A empresa da também it-girl, é composta por profissionais como a empreendedora Carmen Busquets, a estilista Diane Von Furstenberg e a ativista echo-fashion fundadora da EcoAge, Livia Firth.⁠ Legal né?

  • Miroslava Duma Foto: Divulgação