Top

Seria essa tirinha centenária o primeiro meme da história?

“Como eu me vejo/ como as pessoas me veem”. A lógica de expectativa/ realidade gerou uma das séries de memes mais populares da história da Internet. Mas engana-se quem pensa que a ideia de fazer essa piada surgiu no universo online, como bem prova uma tirinha publicada há quase um século.

Divulgada entre 1919 e 1920 pela Wisconsin Octopus, revista satírica da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, a piada original não seria exatamente bem aceita nos tempos atuais.

O quadro apresenta, sob o pretexto de ‘preparar-se para um encontro’, a descrição de uma mulher na visão de um amigo. A realidade, contudo, é bem distinta daquilo que foi introduzido ao personagem.

Esse tipo de tirinha, aparentemente, ganhou popularidade nas primeiras décadas do século. Outra revista satírica, a The Judge, produzida pela Universidade de Iowa, adaptou o meme em uma de suas edições de 1921. Nele, a realidade é distorcida em decorrência do flash das câmeras.

O termo meme foi criado por Richard Dawkins em seu livro de 1976, “O Gene Egoísta”, para definir “ideias que transitam de uma mente para outra”. A definição moderna da palavra pelo Oxford English Dictionary é a seguinte: “imagens, vídeos ou textos que são copiados e distribuídos pela Internet”.

 

 

 

 

 

Mais de Lifestyle