Top

Oscar: os filmes de gastronomia mais saborosos (ou não) para a Academia

Há pouco mais de 30 anos, um filme sobre gastronomia ganhava destaque na cerimônia do Oscar como Melhor Filme Estrangeiro. Festa de Babette, produção franco-dinamarquesa de 1987, narra a história de uma refugiada francesa que promove um banquete para a comunidade de um vilarejo.

Duas décadas depois desse marco, um ratinho chamado Remy, também francês, encantou a Academia e o público. Ratatouille, de 2007, foi um sucesso de bilheteria, passando dos 500 milhões de dólares, e ainda faturou a estatueta de Melhor Animação em 2008.

Outro longa que aborda o universo gastronômico foi muito bem recebido pela crítica, mas não levou nada pra casa. Dirigido pelo sueco Lasse Hallström, Chocolate, lançado em 2000, recebeu cinco indicações, entre elas de Melhor Filme e Melhor Atriz, pelo papel de Catherine Binoche.

Com essa temática, a lista é extensa. Mesmo que tenham sido ignorados pelo júri, os filmes eleitos pela RG inspiram e dão água na boca. Entre eles, estão Julie & Julia (2007), com a excelente atuação de Meryl Streep, Sem Reservas (2007), longa sobre uma chef birrenta interpretada por  Catherine Zeta-Jones, Chef (2014), que conta com Sofia Vergara, Scarlett Johansson e Robert Downey Jr. no elenco, e Pegando Fogo (2015), que quase rendeu a terceira indicação de Melhor Ator a Bradley Cooper. Todos um prato cheio para os amantes da gastronomia e do cinema.

Mais de Lifestyle