Top

Carnaval, te quiero: a celebração espanhola da festa!

Não apenas no Brasil, uma das festas mais animadas e divertidas da Espanha é o Carnaval. Similar ao nosso, a  data é comemorada nas ruas e nas praças das principais cidades.

Leia Mais: “Terra e Luz” – O filme de terror brasileiro que tem conquistado os festivais

Em Tenerife e Las Palmas de Gran Canaria têm lugar os desfiles de carros alegóricos tão semelhantes quanto os do Rio de Janeiro, Salvador e Porto Seguro. A percussão e os ritmos diversificados fazem a alegria dos foliões que normalmente saem às ruas fantasiados e com mascaras.

Já o de Cádiz, no Sul do país é o que dura mais dias e foi declarado de interesse turístico internacional. O principal atrativo são as “chirigotas”, músicas com letras em um tom crítico-humorístico que as diferentes agremiações apresentam sobre fatos da atualidade. Normalmente, o período da comemoração do Carnaval varia de acordo com a cidade espanhola.

Nas ilhas Canárias acontecem desfiles de carros alegóricos e galas de concursos de fantasias que são muito disputadas. O carnaval de cidade de Las Palmas de Gran Canária atrai a muita gente pelas galas de concursos de fantasia, entre elas destaca  A Gala Drag Queen que acontece desde 1998 e é uma das favoritas dos foliões.

Na lha de Tenerife, o Carnaval foi reconhecido pela Unesco como uma Festa de Interesse Turístico Internacional. Atualmente, o Carnaval de Santa Cruz, capital da Ilha de Tenerife, concorre por ser também reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Também vale muito a pena curtir o “Enterro da Sardinha” que se celebra na quarta feira de cinzas em várias cidades da Espanha. Um carro alegórico com uma sardinha gigante que parodia um cortejo fúnebre percorre as principais ruas da cidade. Atrás do carro as pessoas fantasiadas de viúvas choram e lamentam a morte da sardinha, há também pessoas vestidas de monges e moradores que levam velas seguindo a “procissão”. Vamos? 

Mais de Lifestyle