Top

App seleciona experiências para viajantes na Espanha !

A Espanha tem uma seleção espetacular de paradores – construções históricas convertidas em hotéis de luxo – onde se sentir rei por um dia, oito restaurantes com a cotação máxima no guia Michelin e alguns dos trens mais elegantes do Velho Mundo. No inverno, as estações de esqui atraem cada vez mais famílias e aventureiros (falam que desde o pico mais alto da estação de Sierra Nevada da para ver o mar); e no verão, jetsetters dos quatro cantos do globo circulam nas Ilhas Baleares e Marbella .

Leia Mais: Grey Goose cria drinque especial para o verão

Pensando nisso, o app Minha Espanha chega agora aos smartphones para  ajudar a filtrar essas experiências, podendo personalizar um roteiro de acordo com a preferência do viajante. Abaixo o aplicativo selecionou nove locais no país que são aposta para 2017!

 

DiverXo

David Muñoz é um dos chefs mais inovadores no atual panorama gastronômico espanhol. Seu restaurante foi o primeiro em Madri a ganhar três estrelas no guia Michelin. De cabelo moicano, o jovem cozinheiro desconstrói aqui os clássicos espanhóis e busca influências em lugares como o México e o Japão (ele já trabalhou com o titã Nobu Matsuhisa na Inglaterra). O DiverXo serve três tipos de menus degustação de nomes sugestivos – desenfreio guloso, luxúria gulosa e bacanal guloso – que variam conforme os produtos de temporada e a criatividade de Muñoz. Reserve com muita antecedência e prepare-se para uma experiência notável.

Local: Madri
Endereço: Calle Padre Damian, 23, metrô Cuzco
Tel: +34-91-570-0766
Horário: ter. a sáb. 14h/15h30 e 21h/22h30 (dom. e seg. fechado)
diverxo.com

 

Ses Illetes

A água rasinha, cristalina como uma piscina, banha um braço de areia cor de talquinho cercado de pequenas ilhotas (Illetes, em dialeto ibizenco): eis a praia mais famosa de Formentera, ponto de encontro de grandes iates e ótima para o kitesurfe em sua ponta mais tranquila. A melhor forma de explorar a ilha do momento nas Baleares é alugar uma scooter para percorrer outras praias como Cala des Mort, Cala Saona e Es Mitjorn, e também o lindo farol de La Mola. Para chegar a Formentera, é preciso pegar um barco no porto de Ibiza.

Local: Formentera, Ilhas Baleares

Parador Hostal de los Reyes Católicos

Santiago de Compostela ponto final do Caminho de Santiago recebendo peregrinos dos mais variados pontos de origem. O Parador de Santiago considerado o hotel mais antigo do mundo é um dos mais belos e luxuosos da rede de Paradores e divide o protagonismo da magnífica Praza do Obradoiro com a Catedral de Santiago de Compostela. O belíssimo edifício em estilo gótico foi construído pelos reis católicos Fernando e Isabel no século 16, para acolher aos peregrinos que chegavam exaustos e doentes no ponto final do Caminho de Santiago. Convertido em hotel de luxo, é um dos exemplares mais cobiçados da rede de Paradores (hotéis instalados em edifícios históricos) espanhóis, com quartos gigantescos com cama de dossel, piso de madeira, tapeçarias e móveis históricos. A área social tem salões grandiosos, dois restaurantes e as melhores vistas da praça. Também pode ser visitado em um tour guiado.

Local: Santiago de Compostela, Galícia
Endereço: Praza do Obradoiro, 1, Santiago de Compostela
Tel:  98/158-2200
paradores.es

 

Esqui nos Pirineus

Quando o inverno chega, os picos dos Pirineus (montanhas que separam a Espanha da França) se tingem de branco e começa a aguardada temporada de esqui da Catalunha. La Molina (lamolina.cat) e Vall de Núria (valldenuria.cat) são as estações com mais fácil acesso a partir de Barcelona, a uma distância de cerca de 150 quilômetros. La Molina tem 67 quilômetros esquiáveis repartidos em 61 pistas, além de um ótimo snowpark e o maior pipe dos Pirineus. Na pequena Vall de Núria, além da belíssima paisagem há uma basílica, snowpark e 11 pistas de esqui. O acesso é feito por um trenzinho que percorre 12,5 quilômetros e sobe mais de mil metros pela montanha – uma boa pedida de passeio para quem não esquia, mas quer ter um gostinho da neve.

Local: Catalunha

 

Roteiro de trem Al-Andalus

Os vagões do trem Al Andalus já nasceram com uma missão nobre: transportar a família real britânica em viagens pelo sul da França. Com ares de Belle Époque, e forrado de madeira nobre, o trem tem suítes com cama de casal, armário, minibar e banheiro completo – as cabines superiores ainda têm sauna e hidromassagem. A ala social é formada por quatro vagões com restaurante, piano bar e lounge panorâmico. Partindo de Sevilha, o Al Andalus cumpre itinerários de três a sete noites pela Andaluzia, e também faz rotas que atravessam o país de sul a norte, passando por Madri e rumo à Galícia.

Local: Roteiro de trem
Tel: +34-902-555-902
renfe.com/trenesturisticos

 

Milha de Ouro e Puerto Banús

Toureiros, jogadores de futebol, políticos e até príncipes árabes convergem em Marbella, a Saint-Tropez espanhola. O glamour se estende desde o Puerto Banús, onde atracam megaiates, até o centro da cidade, num trecho de cerca de sete quilômetros conhecido como “Milha de Ouro”. Tendo a Sierra Blanca como pano de fundo, a região abriga hotéis de luxo e alguns dos melhores campos de golfe do país. Ali está, também, o restaurante biestrelado do chef Dani García (grupodanigarcia.com), o grande expoente andaluz da cozinha molecular.

Local: Marbella, Costa do Sol

 

Sierra Nevada

Esquiar na cálida Andaluzia é viável graças ao Pico Mulhacén, o mais alto da Península Ibérica, com 3.478 metros de altitude, no Parque Nacional de Sierra Nevada. Além de servir de pano de fundo para a Alhambra (formando um dos mais belos cartões postais do país), a serra abriga uma animada estação de esqui onde a temporada de neve vai de dezembro a abril. O resort tem 124 pistas de diferentes graus de dificuldade (grande parte delas para iniciantes), num total de 106 quilômetros esquiáveis. Há escolas de várias modalidades de esportes de inverno. No Réveillon, Sierra Nevada é um destino fervidíssimo.

Local: Andaluzia
Endereço: A 31 quilômetros de Granada pela rodovia A-395
Tel: 902-70-80-90
sierranevadaski.com


Arzak
Além de ostentar três estrelas Michelin, o chef Juan Mari Arzak é considerado o papa da nova cozinha basca e, portanto, precursor da revolução que colocou a gastronomia espanhola no centro mundial das atenções. Ao lado de sua filha Elena (eleita melhor chef pela revista inglesa Restaurant em 2012), ele continua na sôfrega busca pela inovação, aos 73 anos de idade.

Local: San Sebastián, País Basco
Endereço: Avenida Alcade Elosegui, 273
Tel: +34-94-327-8465
Horário: ter. a sáb. 13h/15h30 e 20h30/22h30 (fechado dom., seg. e entre 19 de junho e 6 de julho, além de entre 6 e 30 de novembro).
arzak.es

 

Serra de Tramuntana

Não é à toa que celebridades como o ator Michael Douglas escolheram esta região montanhosa encantadora da ilha de Maiorca para erguer suas mansões. Com 90 quilômetros de extensão, a Serra de Tramuntana chega a 1.443 metros de altitude, que avançam sobre o mar em encostas cinematográficas. Ali estão povoados charmosos como Valldemossa, que serviu de refúgio para o compositor Frédéric Chopin e a escritora francesa George Sand entre 1838 e 1839. Outra preciosidade é Deià, outra cidadezinha medieval, que caiu nas graças do romancista inglês Robert Graves. O relevo da Tramuntana desenha seu final apoteótico no Cap Formentor, um farol acessível por uma estradinha de curvas impossíveis que dá em um promontório cercado pelo azul do Mediterrâneo. Alugar um carro é uma boa ideia para aproveitar o melhor dessa região – e da ilha da Maiorca como um todo. Nesse caso, vale dar uma paradinha no Santuário de Lluc, acessível pelo Pujol dels Misteris, a trilha que leva à igreja barroca de La Moreneta (Virgem Negra), enfeitada com relevos do arquiteto Antoni Gaudí.

Local: Maiorca, Ilhas Baleares
serradetramuntana.net

Mais de Lifestyle