Top

É temporada de Trufas brancas! Saiba mais sobre a iguaria…

RG ama trufas, e com a chegada da temporada da iguaria, regiões da Itália, praticamente entram em festa.  No início de outubro até o fim de novembro, é possível degustar um bom talharim fresco com trufas brancas em qualquer parte de Piemonte. Nessa época é armada a famosa Fiera del tartufo bianco d’Alba – a feira de trufa branca de Alba, que reúne amantes da gastronomia do mundo inteiro para apreciar o universo das trufas.

Leia Mais: Martini comemora carreira de Felipe Massa

Segundo a consultora gastronômica Fernanda Cestari, esse ingrediente é, na verdade, um fungo (tuber magnatum) que nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras.

O ciclo de simbiose leva aproximadamente dois meses e é na última semana que a trufa cria consistência e começa a produzir e liberar o seu maravilhoso aroma. “É justamente nessa fase que os Tartufaios levam seus cães (treinados para encontrar e não comer o fungo) para a famosa ‘caça às trufas’“, explica.

Assim, para quem está com viagem marcada à Itália, nossa dica certeira é desfrutar dessa peculiaridade da culinária local e inclusive ajudar em sua “caça” durante passeios guiados. “Normalmente, esses tours costumam incluir a colheita das trufas, uma lição de como cozinhar cada uma delas e uma degustação harmonizada com vinho”, indica Fernanda. Vamos?

Mais de Lifestyle