Top

“Sex & The City” da Índia levanta polêmica por cena de masturbação

Vinte anos após o primeiro episódio de Sex and the City ir ao ar, a série continua causando polêmicas. Desta vez, no entanto, a discussão não tem a ver com as personagens de Sarah Jessica Parker, Cynthia Nixon, Kim Cattrall e Kristin Davis.

Um filme de Bollywood chamado Veere Di Wedding está sendo apontado como a resposta indiana ao seriado original da HBO – e está enfurecendo os conservadores da região.

Estrelando  Kareena Kapoor Khan, Sonam Kapoor Ahuja, Swara Bhaskar e Shikha Talsania, o longa conta a história de amigas de infância vivendo os altos e baixos de relacionamentos e casamentos. Com looks fashionistas, o filme contém cenas das mulheres bebendo bastante álcool, festejando e fazendo sexo casual.

Antes mesmo de estrear, a película foi banida no Paquistão sob a alegação de que “o problema principal é a vulgaridade, linguajar e tema”, segundo aponta o órgão de censura do país.

Masturbação

Uma das cenas que tem provocado mais controvérsia é quando a personagem de Bhaskar, passando por um casamento já falido, aparenta estar se masturbando com um vibrador.

No Twitter, a atriz se defendeu de pessoas que diziam estar envergonhadas do filme. “Em uma cultura que silencia, ignora ou humilha a sexualidade feminina, mostrar uma menina curtindo ela mesma de uma forma sem julgamentos é empoderador”, escreveu.

A mídia local também está dividida sobre a trama. O canal de notícias NDTV  se posicionou a favor do filme.”Às vezes, é preciso que um filme nos diga o que é um orgasmo”, declarou. 

Já a emissora CNN-IBN não se impressionou com a história e se ateve aos méritos da obra. “Mulheres falam abertamente de sexo, orgasmo, bebem até desmaiar e acordam na cama de estranhos. Nada disso seria um problema se não fosse tão forçado. Ou se fosse ao menos engraçado”.

Porém, toda a polêmica não fez mal à bilheteria do filme, que estreiou em 1° de junho. Mesmo com opiniões contrárias fortes, Veere Di Wedding  já arrecadou 7 milhões de dólares no país.

Nos últimos anos, filmes dirigidos e protagonizados por mulheres estão desafiando convenções na India. Em 2017, o hit  Lipstick Under My Burkha foi inicialmente banido por censura, mas depois liberado legalmente com alguns cortes. O filme também contava com mulheres como protagonistas, desafiando o patriarcado e morais sexuais indianas.

 

Mais de Cultura