Top

Os beijos gays que chocaram (mas não deveriam) a TV brasileira

Nesta terça-feira (8), a novela “O Outro Lado do Paraíso”, da Rede Globo, mostrou um beijo entre os personagens dos atores Rafael Zulu e Eriberto Leão. Apesar de não ser a primeira vez que a Globo exibe uma cena assim, o momento, como já era esperado, rendeu muitos comentários na Internet – tanto parabenizando quanto em repúdio à emissora.

No entanto, engana-se quem pensa que mostrar beijos entre pessoas do mesmo sexo é algo moderno na televisão brasileira. O primeiro aconteceu ainda na década de 1960. Em 1963, a atriz Vida Alves trocou um selinho com a atriz Geórgia Gomide em um teleteatro (apresentação de teatro transmitida ao vivo pela televisão) chamado “A Calúnia”. 

Já o primeiro beijo entre dois homens aconteceu apenas em 1990, na minissérie “Mãe de Santo”, exibida pela TV Manchete. Os personagens de Daniel Barcelos e Rai Alves viveram um romance na trama que, além de homossexual, também era interracial. Porém, por conta da baixa audiência da série, que era exibida às 22h30 no canal, a repercussão não foi grande.

A cena de beijo gay mais ousada até o momento, porém, foi ao ar no SBT. As atrizes  Luciana Vendramini e Giselle Tigre viveram um romance lésbico na novela “Amor e Revolução”, em 2011, e protagonizaram a cena de um beijo que durou 40 segundos.

En entrevista ao portal Ego, Luciana contou que a repercussão foi mais positiva do que a atriz esperava. “As pessoas vinham falar comigo me elogiando pelo trabalho. Não eram só gays não, todos os públicos falavam, principalmente muitas mulheres”, disse a atriz.

Para a Rede Globo, a discussão de mostrar o afeto entre homossexuais vem desde 2005, quando foi anunciado que aconteceria um beijo gay na novela “América”. O plano, contudo, acabou sendo vetado por conta da resposta negativa do público.

Apenas 9 anos depois, em 2014, a cena se concretizou em “Amor à Vida” entre os personagens de Mateus Solano e Thiago Fragoso. O assunto se tornou o mais comentado no Twitter na noite de exibição do episódio – tanto com mensagens de repúdio quanto elogiando a atitude.

https://www.youtube.com/watch?v=Y3MO7yZzDbI

Ainda no mesmo ano, a emissora transmitiu um beijo entre mulheres na novela “Em Família”, protagonizado por Giovanna Antonelli e Tainá Müller. A história das amantes foi concluída com o casamento entre as personagens e a adoção de uma criança.

https://www.youtube.com/watch?v=RFI44ovJERQ

No ano seguinte, o beijo lésbico entre Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, duas das maiores atrizes do país, se tornou polêmico. A cena, que aconteceu na novela “Babilônia” durou apenas alguns segundos, mas foi apontada como motivo do fracasso de audiência da trama global.

“O público ficou chocado porque o beijo foi entre duas velhas. Se fosse entre jovens, ninguém reclamaria”, analisou Fernanda em entrevista para a revista Veja.

Mais de Cultura