Top

Por escândalos sexuais, Nobel de Literatura não será entregue em 2018

Depois de escândalos sexuais envolvendo pessoas próximas a um de seus membros, a Academia Sueca decidiu cancelar a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel de Literatura deste ano e anunciou nesta sexta-feira (4) que não irá sequer anunciar o vencedor em 2018.

A premiação, que acontece desde 1901, vai escolher o homenageado, mas o nome ficará em segredo até a cerimônia de 2019, que vai entregar dois prêmios.

Os escândalos contra Jean-Claude Arnault, marido da poeta e membra da Academia Sueca Katarina Frostenson, foram publicados em novembro pelo jornal sueco Dagens Nyheter.

Na reportagem, 18 mulheres denunciavam Arnault por abuso sexual e estupro – algumas vezes, inclusive, durante eventos ou em propriedades oficiais da Academia.

O escândalo causou imenso desconforto entre os 18 membros do grupo, especialmente quando Katarina saiu em defesa do marido. O casal nega as acusações, mas, nos últimos meses, seis membros do grupo renunciaram à vaga, tornando impossível o processo de escolha do vencedor deste ano.

Essa é a primeira suspensão da cerimônia desde 1943, quando a Academia Sueca passou três anos em recesso durante a Segunda Guerra Mundial.

Por meio de comunicados oficiais, a instituição informou que trabalhará para ocupar as cadeiras vazias da Academia e, só então, escolher o nome do vencedor do Nobel de Literatura 2018.

 

Mais de Cultura