Top

Bill Cosby e Roman Polanski são expulsos da Academia do Oscar

Bill Cosby e Roman Polanski foram expulsos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O ator e o cineasta, que carregam uma ficha criminal como culpados em casos de estupro,  tiveram os delitos avaliados pelo Conselho de Diretores da instituição, e já não fazem mais parte da organização responsável pelo Oscar.

A Academia anunciou a decisão através de uma breve nota:

“O Conselho de Diretores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se reuniu na terça-feira (1) à noite e votou pela expulsão do ator Bill Cosby e do diretor Roman Polanski de seus quadros, em observância ao código de conduta da organização. O conselho continua a encorajar padrões éticos que exigem dos membros se enquadrarem nos valores de respeito pela dignidade humana observados pela Academia”.

Apenas outras duas pessoas foram expulsas da instituição em seus mais de 90 anos de história. Em 2017, Harvey Weinstein foi desligado da Academia depois de ser acusado de envolvimento em diversos casos de abuso sexual. Além dele, o ator Carmine Caridi foi expulso em 2004, acusado de distribuir cópias promocionais de filmes que concorriam ao Oscar.

Caso Cosby

No dia 26 de abril, Cosby foi condenado por drogar e abusar sexualmente de Andrea Constand dentro de sua casa, em 2004. Ela foi apenas uma das 50 mulheres que denunciaram casos de agressão sexual envolvendo o ator.

Protagonista do primeiro grande julgamento de uma celebridade depois da campanha “Me Too”, Cosby poderá receber uma sentença entre 15 e 20 anos de prisão.

Os demais casos envolvendo o comediante foram considerados antigos demais para irem a julgamento. Cosby afirma ser inocente, mesmo depois que outras cinco mulheres testemunharam em tribunal contra o ator.

Caso Polanski

O diretor, de acordo com as denúncias, esteve envolvido em pelo menos cinco casos de abuso, sendo julgado pelo mais famoso deles, que aconteceu em 1978, quando estimulou uma menina de 13 anos a consumir drogas e álcool antes de violentá-la. No ano seguinte, o Polanski se declarou culpado, mas fugiu dos Estados Unidos antes de receber a sentença.

Mais recentemente, Marianne Barnard, outra vítima do cineasta, veio a público falar sobre a violência que sofreu quando tinha apenas 10 anos. A artista americana foi a responsável por promover uma petição que recebeu mais de 16 mil assinaturas para a expulsão de Polanski da Academia.

Refugiado na Europa, Polanski recebeu o Oscar de Melhor Diretor em 2003 por “O Pianista”.

 

Mais de Cultura