Top

Artistas protestam contra o fim da regulamentação da profissão

Leona CavalliMarcos VerasFernanda Rodrigues e outros diversos atores usaram suas redes sociais para protestar contra a ADPF 293, que prevê o fim do registro profissional de artistas.

A arguição, que será julgada pelo STF no dia 26 de abril, contraria anos de luta pela regulamentação da profissão, derrubando a exigência do DRT (registro profissional de atores) na hora da contratação.

Nesta terça-feira (3), a atriz Isabella Santoni explicou o caso em seu Instagram: “Isso [extinguir o DRT] significa que o reconhecimento profissional, conquistado com anos de luta, está ameaçado! Trabalhamos como todo profissional e merecemos o mesmo respeito e direito”.

A atriz lembrou ainda que a profissão “artista” só foi regulamentada em 1978 e que a falta do registro profissional dificultará o acesso a benefícios da previdência, como aposentadoria e auxílios doença e maternidade.

A ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) julga leis que vão contra algum princípio da constituição. Neste caso, para que a medida seja aprovada pelo STF, será preciso demonstrar qual preceito fundamental está sendo violado com a obrigatoriedade do registro de artista.

Dezenas de atores globais – entre eles Murilo Benício, Débora Falabella Mateus Solano – se reuniram em torno da hashtag #ArtistaProfissão e gravaram um vídeo em protesto à arguição, que consideram injustificada.

“Nosso trabalho tem reconhecimento, mas exige um trabalho imenso de preparação. Nós, atores, somos contra a retirada do registro profissional de artistas e técnicos do Brasil. Isso é um retrocesso e quem mais perde com isso é o público”, disseram os artistas em carta aberta.

https://www.instagram.com/p/BhIY-OJgcGE/?hl=pt-br&taken-by=thiagofragoso

Mais de Cultura