Top

Pouco após ser inaugurada, estátua de David Bowie é vandalizada na Inglaterra

David Bowie morreu há dois anos, mas a lenda continua viva graças aos fãs do cantor, que não deixam sua imagem cair no esquecimento. Em Aylesbury, cidade a 60 quilômetros de Londres, um grupo de admiradores está lutando para promover verdadeiras mudanças na cidade e preservar a memória do ídolo.

Por meio de uma campanha de financiamento coletivo, o produtor musical David Stopps arrecadou mais de 100 mil libras para construir uma estátua do cantor que, ao que tudo indica, é o primeiro monumento em sua homenagem desde que morreu, em 2016.

A estátua de bronze foi inaugurada neste domingo (25) e retrata um Bowie descontraído, como uma criança serelepe, entre diferentes personagens que adotou ao longo da carreira – como Ziggy Stardust, que o cantor performou pela primeira vez em Aylesbury, em 1972.

Como complemento, caixas de som instaladas sobre o monumento tocam uma música diferente a cada 60 minutos.

Nem todo mundo, contudo, ficou feliz com a novidade. Nem dois dias se passaram e a estátua foi vandalizada. Uma mensagem com os dizeres ‘feed the homeless first’ (algo como ‘alimentem os moradores de rua primeiro’, em tradução livre) foi pichada em frente à obra. Os próprios moradores de Aylesbury se mobilizaram para promover a limpeza da peça.

Mudança de nome 

Além da estátua histórica, o mesmo grupo de fãs está tentando promover uma mudança ainda maior: mudar o nome da cidade de Aylesbury para Aylesbowie.

Um documento com a proposta foi enviado à prefeitura há alguns meses, mas ainda não foi nem aprovado, nem negado. O que será que sai daí?

Mais de Cultura