Top

Made in China: conheça Tianducheng, a Paris chinesa

Se você não consegue decidir qual o destino da sua próxima viagem, a China pode ser uma boa escolha. Você vai poder visitar a Cidade Proibida, a Praça da Paz Celestial e a…Torre Eiffel.

Graças à  Tianducheng, há uma Paris no país asiático, com direito a sua própria Champs Elysées. O distrito da cidade de Hangzhou começou a ser construído em 2007 por uma empresa imobiliária de luxo, com a capacidade para dezenas de milhares de pessoas e arquitetura inspirada no estilo de Haussmann.

Além dos prédios com ar europeu, o Arco do Triunfo e os jardins do Palácio de Versalhes adornam o distrito que tem cerca de 30 quilômetros quadrados.

Em 2013, Tianducheng ficou conhecida como cidade-fantasma. Na época, apenas 2 mil pessoas moravam na versão “made in China” de Paris. Segundo especialistas, isso aconteceu por causa da desaceleração do setor imobiliário e do crescimento da população chinesa. Hoje em dia, graças a incentivos do governo chinês, como a ampliação da rede de transportes público, a população do distrito chegou a 30 mil pessoas.

A cidade chamou a atenção do fotógrafo francês Francois Prost, que viajou 15 mil km para conhecer a Torre Eiffel de 108 metros (um terço da que está em Paris). Assim que chegou lá, Francois começou a explorar o local e percebeu que, apesar da arquitetura ser muito parecida, os monumentos foram organizados de um jeito pitoresco: a Torre Eiffel, por exemplo, fica localizada dentro dos jardins do Palácio de Versalhes.

Prost contou a Wired que “os monumentos parecem os mesmos, mas em um contexto totalmente diferente”. Ao sair por Tianducheng para fotografá-lo, Francois começou a reparar nas principais diferenças entre as duas cidades, como as saídas de ar condicionados nas janelas, famílias inteiras andando em scooters e trabalhadores varrendo a cidade com vassouras de palha.

Foi a partir desse olhar que o fotógrafo criou a série “Paris Syndrome”, que compara as obras originais de Paris (sempre abaixo nas montagens) com as réplicas chinesas. Confira o trabalho de Prost na galeria.

 

Mais de Cultura