Top

Exposição retrata “volta por cima” de mulheres que sofreram violência de gênero

O que Maria da Penha, Luiza Brunet e Juliana Caldas têm em comum? Todas sentiram a violência de gênero na pele e serão protagonistas da mostra M, que abre nesta quarta-feira (14) no Rio de Janeiro, no Centro Cultural dos Correios.

Em uma sequência de 11 fotografias, o fotógrafo Gabriel Bonfim retrata a “volta por cima” de mulheres  – famosas e anônimas – que viveram episódios de agressão, preconceito e exclusão social.

A imagem mais emblemática do projeto é, com certeza, a que retrata Maria da Penha Maia Fernandes e Luiza Brunet, ambas vítimas de violência domestica, sorrindo e com os punhos erguidos em sinal de luta.

LEIA + “A dor física passa, a psicológica fica”, desabafa Luiza Brunet

Outras personagens em destaque na mostra são a ialorixá Jaciara Ribeiro, a feirante Andreia Marques e a transexual Melissa Rodrigues – ponto de partida do trabalho de Gabriel, que por meio da história da jovem carioca escolheu a superação das mulheres como tema para o projeto, em 2013.

Simultaneamente, a mostra M ocorre em  São Paulo, no Palácio dos Correios, até o dia 20 de abril, e também em Curitiba, no Museu da Fotografia, até o dia 10 de junho. Na capital fluminense, a exposição fotográfica fica aberta até o dia 22 de abril. Para colocar na agenda!

Mais de Cultura