Top

Enteada de Picasso planeja museu dedicado ao artista

Catherine Hutin-Blay, enteada do artista espanhol Pablo Picasso, planeja abrir até 2021 um museu inteiramente dedicado ao pintor no sul da França. De acordo com o site especializado artnews, o espaço cultural será construído dentro de um antigo convento do século 13 na cidade de Aix-en-Provence.

O museu, batizado de Jacqueline e Pablo Picasso, será dedicado a Jacqueline Roque, mãe de Catherine, e ao artista espanhol, que estão enterrados juntos no Château de Vauvenargues, próximo ao local onde o novo projeto será colocado de pé. Um representante do conselho municipal de Aix-en-Provence disse ao artnews que a expectativa é que o museu receba entre 450 mil e 500 mil visitantes por ano.

O espaço contará com três andares e uma área de 930 metros quadrados para exibir o acervo permanente, além de outra com pouco mais de 460 metros quadrados destinados a mostras rotativas. Um centro de pesquisas, além de um auditório com 200 assentos e espaço para workshops são considerados do projeto.

Aos 70 anos, Hutin-Blay é considerada a dona do maior acervo de obras feitas por Picasso no mundo. Estima-se que sua coleção conte com mais de 2.000 obras do pintor espanhol, grande parte delas produzidas entre 1952 e 1973 – período no qual sua mãe esteve ao lado do artista. A maior parte do acervo, segundo o artnews, é composto de pinturas (mais de mil), enquanto o resto das obras se dividem entre desenhos, cerâmicas, esculturas, pratos e fotografias.

 

 

 

Mais de Cultura