Top

A Africa pelas lentes de Christian Cravo

Nascido em 1974, em Salvador, Bahia, Christian Cravo é filho de mãe dinamarquesa e de pai brasileiro. Apesar de ter crescido em um ambiente artístico, suas experiências com a técnica fotográfica ocorreu somente aos 11 anos de idade, enquanto morou na Dinamarca, lugar onde passou toda sua adolescência. Com 22 anos, Christian retornou à terra natal. Foi então que começou a encarar a máquina fotográfica com outros olhos.

Em seu mais recente trabalho apresenta uma África monumental, construída a partir de recortes abruptos, que dispõem fragmentos de animais e paisagens, privilegiando a estética à narrativa. Sob um olhar excêntrico, o fotógrafo Christian Cravo dá ao continente africano uma nova cara. Seu projeto Luz e Sombra, desenvolvido ao longo dos últimos sete anos, ganha, a partir de 5 de agosto, uma exposição com imagens inéditas na Dan Galeria, em São Paulo. Na abertura da mostra, o artista lança também um livro homônimo, que documenta e conclui esse seu trabalho.

A exposição é resultado de uma imersão do fotógrafo em sete países africanos: Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Congo e Uganda. Na galeria paulistana, Christian apresenta um conjunto de 25 fotografias, muitas delas inéditas. “A África é um continente de múltiplas facetas, raças, culturas e biodiversidade. A minha experiência anterior a 2010 era restrita à natureza humana, à cultura e aos desdobramentos pan-africanos”, afirma o fotógrafo. Em Luz e Sombra, Christian foca na construção da própria imagem, através de questões intrínsecas a luz, tempo e espaço.

As fotografias da África são concebidas como puras formas de luz e sombra, caráter que é reforçado pelo uso do preto e do branco na composição das imagens. As cenas capturadas pelo fotógrafo parecem desmaterializar a natureza, desestabilizar a percepção e cativar a imaginação do observador para um mundo que não é exatamente o real.

Serviço

Christian Cravo @Dan Galeria

de 7 a 28 de agosto

R. Estados Unidos, 1638 – Jardim America

das 10h às 18h

Mais de Cultura