Top

O MASP anuncia primeira grande exposição de Toulouse-Lautrec no Brasil!

O MASP inaugura no dia 29 de junho, Toulouse-Lautrec em vermelho, a maior exposição dedicada à obra do francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) já realizada no Brasil. A mostra em torno do tema da sexualidade, conta com 75 obras, 11 delas da coleção própria do Museu, entre pinturas, cartazes e gravuras, que estão entre as mais emblemáticas do artista.

Leia mais: A festa Music Motion apresenta: Bakermats-circus!

Toulouse-Lautrec foi um dos artistas centrais da Paris do final do século 19, ao capturar a efervescência noturna da capital que despertava para a modernidade, quando suas ruas foram iluminadas a gás e as mais diversas figuras passaram a se encontrar nos espaços públicos, entre burgueses, boêmios, prostitutas, dançarinos e artistas.

As cenas de apresentações em cabarés, danças em bares, bailes de máscaras, retratos de figuras da sociedade e do célebre bairro Montmartre, que lhe renderam a fama ainda em vida aparecem nessa bonita e colorida seleção.

Os interiores das maisons closes, como eram chamados os bordéis da época, com suas trabalhadoras em momentos de descanso e intimidade em seus afazeres cotidianos estarão representados nas famosas obras “O divã” (circa 1893), “Estudo para No salão da rue des Moulins” (1894) e “As duas amigas” (1894).

O artista foi um frequentador assíduo da vida noturna de Montmartre, bairro boêmio ao norte de Paris, que sobreviveu às transformações urbanísticas do prefeito Georges-Eugène Haussmann (1809-1891), cujas reformas transformaram-na em uma cidade elegante e organizada. O trânsito livre entre os bordéis e cabarés, tanto de dia, quanto à noite, permitiu que o artista criasse relações de amizade e confiança com os administradores e trabalhadoras dos locais, possibilitando que lançasse um olhar singular, afetuoso e não moralizante sobre essas pessoas e suas vidas.

LAUTREC EM VERMELHO

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Abertura: 29 de junho, 20h
Data: 30 de junho a 1 de outubro de 2017

Local: 1º andar

Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

Horários: terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Ingressos: R$30,00 (entrada); R$15,00 (meia-entrada)
 O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.

Mais de Cultura