Top

O MET apresenta a exposição Centennial, de Irving Penn

O Metropolitan Museum of Art, em Nova York, exibe uma retrospectiva “Centennial”, das famosas fotografias de Irving Penn homenageando a data de seu centenário.

No início da carreira em meados dos anos 40, na cidade que nunca dorme, Penn usou suas lentes principalmente para editoriais de moda, passando por trabalhos independentes paralelos aos comerciais, que exploram nudez e a natureza morta, possuindo uma qualidade típica de gênios e pioneiros: um rigoroso cuidado em relação a composição, nuance e detalhe.

A exposição com mais de 200 fotos representa cada período do artista, incluindo estudos de sua mulher Lisa Fonssagrives-Penn, fotos das crianças Quechua em Cuzco e estudos de cor e flores. Entre os icônicos portraits da obra de Irvin que chegam para a exposição estão o de Picasso, que capta sua expressão de maneira peculiar, além da foto de Igmar Bergman de olhos fechados, entre outras.

Leia mais: TeenZ, a nova categoria da geração Z do Spotify!

Foram quase 70 anos de carreira revolucionando a forma de fazer retratos e de inúmeros outros gêneros fotográficos e a mostra é um presente do MET, para o famoso que clicou a primeira foto de Gisele Bundchen nua, e será inaugurada dia 24 de abril.

Sabemos que a mostra passará também pelo Grand Palais, em Paris, por Berlim e São Paulo, ainda sem data marcada. Esperamos ansiosos!

 

Mais de Cultura