Top

Filme de Marina Abramović estreia no festival SXSW, no Texas

O road movie que apresenta a jornada espiritual de Marina Abramović pelo Brasil terá première mundial em março, no inovador festival americano SXSW, no Texas! O documentário “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” (The Space In Between – Marina Abramović and Brazil), dirigido por Marco Del Fiol, está na mostra “Documentary Feature Competition”, sendo o único estrangeiro dentre os 10 selecionados na categoria.

Leia mais: Marina Abramovic diz que se sentiu usada por Jay Z

Realizado, em Austin, no Texas, de 11 a 20 de março, o festival reúne filmes, música e tecnologia, atraindo participantes como Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, a artista Yoko Ono, o cineasta Wes Anderson e a cantora e atriz Lady Gaga.

Inteiramente captado e produzido no Brasil, entre 2012 e 2015, “Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil” é mais um fruto da parceria da artista sérvia com a produtora Casa Redonda, que também assinou a produção da exposição “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”, realizada no ano passado no Sesc Pompeia, em São Paulo.

O filme apresenta Abramović em uma jornada pelo Brasil em busca do que ela chama de “pessoas e locais de poder” e das conexões entre arte e espiritualidade. Mix de road movie e thriller espiritual, ele revela a pesquisa da artista sobre rituais sagrados e comunidades espirituais, em meio à exuberância da natureza brasileira.

A equipe de filmagem percorreu mais de seis mil quilômetros pelo país, acompanhando Abramović pelas experiências de cura e cirurgias realizadas pelo médium João de Deus, em Abadiânia (GO), em cerimônias e incorporações do Vale do Amanhecer, no Distrito Federal, na força do sincretismo religioso de Salvador, rituais de ayahuasca na Chapada Diamantina (BA) e em processos xamânicos em Curitiba (PR).

O filme conta com a produção associada da Flagcx, direção de fotografia de Cauê Ito, montagem de Marco Korodi e Marco Del Fiol e primorosa trilha sonora original da dupla mineira O Grivo. A produção é das irmãs Jasmin e Minom Pinho, sócias da Casa Redonda. Com distribuição da Elo Company – que acaba de emplacar a indicação da animação “O Menino e o Mundo” ao Oscar 2016 –, e codistribuição da SPCINE, o documentário chega em maio às salas de cinema do país.

Mais de Cultura