Top

Pele fora dos padrões? Fotógrafo transforma comentários maldosos em arte

Durante anos, Peter DeVito sofreu com as marcas de acne em sua pele. Os comentários maldosos lhe atingiam até o momento em que ele decidiu transformar sua dor em arte.

Foi a partir de suas experiências que o fotógrafo teve a ideia de reunir pessoas com diferentes condições que afetam a estética de seus rostos, como marcas de nascença, vitíligo, albinismo ou simplesmente sua descendência, para elaborar um projeto fotográfico.

Para isso, DeVito marcou a pele dos fotografados com os comentários maldosos que eles já ouviram sobre sua aparência e pediu que eles escrevessem a mão suas respostas ao que lhes foi dito. Keenan Javon’s, um dos fotografados, aparece em uma imagem com a frase “você não pode ser negro”.

“Como um afro-americano albino, não é estranho ser encarado, apontado e chamado por nomes desagradáveis”, explicou Javon. “Quando era mais novo, costumava deixar a ignorância das pessoas afetar o jeito que vivia. Não saia muito em público ou socializava com alguém novo ou fazia amigos. Conforme fui ficando mais velho, percebi que não posso deixar a opinião de outras pessoas validar o que acho de mim mesmo, porque todos vão sempre ter uma opinião”.

A combinação de texto e fotos criou uma série emocionante, questionando o quanto julgamos alguém pela sua pele e como comentários podem ferir indivíduos.

“Meus recentes projetos são focados em ‘positividade com a pele’, principalmente relacionado à acne, então eu quis expandir o que estive trabalhando e dar a pessoas com diferentes condições de pele uma plataforma para contar suas histórias também”, disse o fotógrafo à revista Teen Vogue.

“Tive essa ideia porque queria mostrar que as palavras que as pessoas usam para nos rotular e intimidar não nos define”, concluiu DeVito. Confira na galeria algumas fotos e suas respostas, a série completa está disponível no Instagram do fotógrafo.

Mais de Beleza