Top

Uma doença moldou o padrão de beleza que foi dominante por mais de um século

Você já deve ter se perguntado: afinal, quem foi que inventou esse padrão de beleza em que, para ser bonita, é preciso ser muito magra e com a pele tão clara? Pois bem, temos a resposta: a tuberculose.

Sim, é isso mesmo que você leu.

Segundo um artigo publicado na Smithsonian Magazine, em meados do século XIX a doença se espalhou por diversos países. Como consequência, uma geração inteira testemunhou os efeitos dela: grande perda de peso, fraqueza e palidez…

O lógico seria que ninguém quisesse passar por isso, mas modismos não seguem a lógica. Nesse período, os escritores e intelectuais passaram a glamurizar os sintomas. Uma mulher com aspecto de tuberculose era uma mulher desejável, era uma musa inspiradora.

Para se adequar, quem era saudável usava maquiagem, roupas para afinar a cintura e tudo mais que garantisse a “cara de doente”. E desde então, parece que não consguimos nos livrar completamente dessa estética.

A boa notícia é que, cada dia mais, a beleza da diversidade tem sido exaltada. Se antes era preciso se adequar, nos tempos atuais a tendência é amar o próprio corpo do jeito que ele é.

Mais de Beleza